Muitos produtos já estão isentos de impostos e tarifas, e outros começam a ser beneficiados gradativamente, ao longo dos próximos 10 anos, até completar o cronograma previsto.
Apesar de o acordo ter sido assinado em 2010, apenas na última quarta-feira (6/12) ele foi ratificado por meio do Decreto nº 9.229. Esse é o primeiro acordo dessa modalidade a ser celebrado pelo bloco sul-americano com um país do continente africano e o segundo fora da América Latina.
O documento contém ainda uma cláusula evolutiva sobre a possibilidade de entendimentos, no futuro, para acesso em serviços e investimentos.
Aproximadamente 9.800 linhas de produtos, cerca de 78% do que é exportado para lá, são beneficiados imediatamente, entre eles carne bovina, cereais, minérios e produtos químicos inorgânicos brasileiros. Os principais produtos importados do Egito atualmente são adubos e fertilizantes, produtos hortícolas, algodão e têxteis.
Recentemente a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) fez um webinar sobre o tema. Clique aqui para acessar.
Colômbia
No mesmo dia 6/12, o Decreto nº 9.230 ratificou o acordo firmado entre os governos dos países que compõem o Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, e a Colômbia. Agpra, para que ele entre em vigor é preciso que a Colômbia também ratifique o texto.
O acordo irá beneficiar as exportações brasileiras e melhorar as condições de acesso do Brasil ao mercado colombiano. As preferências em setores como têxtil e siderúrgico, por exemplo, permitirá que esses produtos entrem no país sem precisar pagar impostos.
Fonte https://goo.gl/SDLSui
Importações ganham espaço no mercado brasileiro
De cada cem produtos industrializados vendidos no mercado brasileiro no ano passado, 17 foram produzidos em outro país....
Continue LendoCertificadoras de Conteúdo Local devem correr contra o tempo para conseguir selo do Inmetro
Termina em 8 de junho o prazo da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para que as certificadoras de Conteúdo Local a...
Continue Lendo