SUFRAMA inicia missão de prospecção no Peru com visita à ZED e Porto de Paita

27/10/2017


A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) participou, nessa terça-feira (24), no Peru, de visita técnica à Zona Especial de Desenvolvimento de Paita (ZED Paita) e ao Porto de Paita. A ação integra as atividades da missão logística empresarial que o superintendente da autarquia, Appio Tolentino, lidera durante esta semana, acompanhado de equipe técnica, com o objetivo de ampliar as relações logísticas e comerciais com o Peru no eixo amazônico. Tolentino é o primeiro superintendente da SUFRAMA a percorrer a interoceânica de Paita à Yurimaguas, que se ligará até a cidade de Iquitos e chegará ao Amazonas, via Tabatinga.

O vice ministro de Comércio Exterior do Peru, Edgard Manuel Vasquez Vela, deu as boas-vindas à delegação brasileira, que, além da SUFRAMA, é integrada por empresários da área logística, e afirmou que o Peru passa por um momento muito importante de crescimento econômico. "Temos mais de 14 anos de crescimento contínuo, nossa perspectiva de crescimento para este ano está melhorando e nossa possibilidade de ingresso a novos mercados é muito ampla", disse, ressaltando que o país possui 19 acordos comerciais que permitem o ingresso em 53 países.

A comitiva brasileira realizou a rota logística da carreteira interoceânica, percorrendo os 955 quilômetros da IIRSA Norte, que liga o porto marítimo de Paita ao porto fluvial de Yurimaguas. Vela afirmou que o governo peruano ainda está trabalhando na rota fluvial a partir de Yurimaguas, que ligará o Peru ao Amazonas, através de Tabatinga. "Esta hidrovia não permite a navegabilidade durante todo o ano. O Peru está trabalhando no desenvolvimento dessa infraestrutura para podermos concretizar um sonho de viabilizar uma conectividade logística multimodal entre o Norte do Brasil e a Amazônia Peruana", finalizou.

Dando sequência, uma apresentação sobre a ZED Paita foi realizada pelo gerente geral Guillermo Magiollo. O local, que está a 56 quilômetros de Piura, é uma plataforma territorial e logística, economicamente estratégica para a instalação e promoção de investimentos e atividades, tanto privadas quanto públicas, nacionais e internacionais, que se estabelecem para promover e desenvolver o comércio internacional do Peru para todos os países do mundo, com uma área de 940 hectares. ZED Paita funciona como uma zona primária aduaneira e tem acesso direto ao Porto de Paita, ao aeroporto de Piura e à IIRSA Norte.

O superintendente da SUFRAMA, Appio Tolentino, lembrou que a reunião de cúpula realizada em Brasília, em 2000, trouxe à América do Sul uma real possibilidade de integração e valorização a partir da infraestrutura do projeto IIRSA, onde se deu o estabelecimento de uma visão integrada especialmente no eixo amazônico, um dos mais complexos e extensos, em uma região de multimodais de transporte. "O projeto representa um marco visionário para dinamizar o potencial da Amazônia Ocidental brasileira. Entendemos que a integração da infraestrutura na região amazônica é condição ímpar para o aumento do fluxo comercial regional, e principalmente para a melhoria social e econômica daqueles que habitam essa região", afirmou.

Tolentino destacou que em 2017, até o mês de agosto e apesar da crise, Manaus já movimentou mais de 321 mil TEUs nos dois portos privados, sendo 62% em cabotagem, 35% em longo curso e 1,7% no interior, com um crescimento de 20% em relação a 2016. "São mais de dois milhões de toneladas/ano em importação só para o Amazonas", disse


Fonte: http://site.suframa.gov.br/